Um exemplo de ciclovia

Olá pessoal,

Para quem não conhece a Laioun’s, somos uma empresa criada para distribuir os produtos manufaturados pelos fabricantes Pansunq (Óxido de Ferro) Wuxi (Dióxido de Titânio), empresas chinesas conhecidas por fornecerem seus pigmentos para Europa e EUA.

Conheça melhor a Laioun’s acessando nosso site www.laiouns.com.br.

 
O blog da Laioun’s tem como objetivo aproximação e aumentar nossa interação com nossos clientes e a sociedade. Aqui vamos discutir diversos temas relacionados a aplicação dos pigmentos em nosso cotidiano.
 
Vamos a postagem do mês!

COMO SE FAZ UMA CICLOVIA

Introdução: Conceito de ciclovia.

Uma ciclovia (ou pista ciclável) é um espaço destinado especificamente para a circulação de pessoas utilizando bicicletas. Há vários tipos de ciclovia, dependendo da segregação entre ela e a via de tráfego de automóveis:

  • Tráfego compartilhado: não há nenhuma delimitação entre as faixas para automóveis ou bicicletas, a faixa é somente alargada de forma a permitir o trânsito de ambos os veículos.
  • Ciclofaixa: é uma faixa das vias de tráfego, geralmente no mesmo sentido de direção dos automóveis e na maioria das vezes ao lado direito em mão única. Normalmente, nestas circunstâncias, a circulação de bicicletas é integrada ao trânsito de veículos, havendo somente uma faixa ou um separador físico, como blocos de concreto, entre si.
  • Ciclovia: é segregada fisicamente do tráfego automóvel. Podem ser unidirecionais (um só sentido) ou bidirecionais (dois sentidos) e são regra geral adjacentes a vias de circulação automóvel ou em corredores verdes independentes da rede viária.

Pigmento nas Ciclovias

 
Na postagem desse mês vou mostrar mais uma vez a eficiência e economia do pigmento sintético.

Você com certeza já viu em sua cidade a construção de uma ciclovia ou ciclofaixa. Caso tenha visto, sabe que as ciclovias vermelhas são pintadas! É colocado um revestimento de tinta vermelha sobre o pavimento.

Mas por que estou ressaltando isso?
Porque a construção de uma ciclovia tem custo muito alto, por exemplo, a ciclovia da Marginal Pinheiro que é a maior da região metropolitana de São Paulo já foi pintada com uma tinta que não era adequada para ciclovia , essa tinta fazia com que nos dias chuvosos a pista ficasse escorregadia.
Agora pense no custo e no trabalho que deu pintar tudo novamente com a tinta apropriada. Sem contar que a pintura no chão é uma péssima ideia se o lugar pintado serve para trafego. Veja o resultado.

Fotos comparativa da ciclovia do Rio Pinheiros:

Se a ciclovia é pintada, em pouco tempo as intempéries e o atrito destroem toda a pintura.

Ciclovia são projetos caros, e dependendo da maneira que são feitas tem um custo enorme e constantes manutenções. Imagine o trabalho que da pavimentar toda a ciclovia e depois ir pintando pra depois de um tempo estar tudo apagado.

No entanto existe outro tipo de pavimentação que tornam as ciclovias mais fáceis de serem conservadas.

Veja no vídeo abaixo o processo de pavimentação de uma avenida na Holanda onde a pista da ciclofaixa foi feita com o asfalto já pigmentado na cor vermelha!
 
https://www.youtube.com/embed/eaE4KOZzQOg

Ele deixa claro como é feito. Quatro máquinas rolando pela rua em um Domingo, duas com o asfalto vermelho para as ciclovias, duas com asfalto negro para as pistas de carro. Na mesma noite as linhas brancas foram pintadas sobre o pavimento e no dia seguinte todo o tráfego poderia usar a rua novamente.
Infra-estrutura como esta faz o ciclismo atraente e agradável.
Créditos: Blog PEDALE, viva em equilíbrio!

Antes

Depois

Parabéns para os Holandeses! Um ótimo exemplo para as ciclovias e ciclofaixas das nossas cidades.

Portanto: Nada de tinta no asfalto!

Deixa sua opinião ou dúvida, é muito importante para nós!

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